Com a palavra, os cineatas:

“O que interessa não é o que dizemos, mas como dizemos.”(F.Fellini)
"A realidade é chata, mas ainda é o único lugar onde se pode comer um bom bife"(W.Allen)
"Há algo mais importante que a lógica: é a imaginação."(A.Hitchcock)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Vanilla Sky


Atenção! Spoilers!!

Dia perfeito para ver Vanilla Sky, já que o céu era baunilha.
Confesso que hoje, com o céu branco, ou melhor, baunilha do modo que estava, um despertador com a voz da – ah – Penélope Cruz não me acordaria. Se a Penélope não me acordaria, a Cameron Diaz muito menos.


O filme começa com uma cena que parece mais um run, Tom, run! Meio que uma criança perdida em uma cidade grande... Só que dessa vez, Cameron Crowe não usou crianças. Às vezes as pessoas esquecem que adultos também se perdem, tem medos infantis, como de altura e acho que, apesar de David agir como se fosse uma criança todos sabemos que ele não é (comentário feminino on: com aquele rosto, como poderia?). Ele se apaixona por Sofia pela sua pureza, não é? Mas ao mesmo tempo essa pessoa pura diz que Juliana é “the saddest girl to ever to hold a martini”. Afinal, o quão ingênuo isso é? Que pessoa é mais ingênua que a que se apaixona pela ingenuidade de outra?

Mais um motivo para achar que David age como uma criança... Uma criança que não cresceu por causa da proteção paterna e, agora – de repente – após um acidente de carro (coincidência?) e a conseqüente morte dos pais tem que arcar com o “império” de sua família. Cidadão Dildo, diga, qual é o limite entre o sonho e a realidade? Acho que o filme trata disso principalmente e não de amores perfeitos ou de garotas dos sonhos de alguém – como podemos perceber primeiramente no caso de Brian, o único amigo de David, a garota dos sonhos de alguém muda. Antes, Juliana era a garota de seus sonhos, tratada como amante, para evitar outras palavras, por David, mas logo depois ele conhece Sofia e logo esta é a garota dos seus sonhos. Volúvel talvez? Acho que a vontade de achar alguém tão perfeito para você que qualquer um que tenha pelo menos uma das características que você imaginou, serve e se torna a pessoa que você sempre sonhou. Ou talvez seja tudo dito da boca p
ra fora.

E no fim de tudo, quem é a garota que David sempre sonhou? A garota de Brian será a garota de David? Juliana que, vamos concordar, também o usava para aliviar sua energia acumulada e dizia o amar ou Sofia que aparentemente deu a ele uma noite de amor verdadeiro? Talvez isso, o amor verdadeiro que eles sentiram também tenha sido fruto da imaginação... Enquanto temos a certeza física de que algo ocorreu entre Juliana e David – quatro vezes significa algo -, nada comprova uma relação entre Sofia e David a não ser o depoimento do técnico sobre a vida de David ao menos que consideremos o sonho uma prova...

O sonho lúcido. Grande paradoxo ambulante. Talvez o sonho lúcido tenha começado nessa relação que ele teve com Sofia. A parte lúcida garantia que estava com Sofia e o sonho, o amor verdadeiro com alguém que mal conhecia.

David, a criança que, quando se congelou, escolheu viver protegido por um céu de Monet, o favorito de sua mãe. O céu de sua mãe. Protegido pela sua mãe morta por um acidente de carro e ele, vivendo a vida dos seus sonhos após ser desconfigurado por um acidente de carro que acabou justificando seu medo de altura, afinal, seu rosto ficou marcado após uma queda de uma ponte. Ele programou sua vida, mas seu subconsciente não deixa que ele esqueça de Juliana. Culpa, talvez? Ou talvez Juliana e Sofia tivessem mais coisas em comum do que parecesse. De uma forma ou de outra, ou o sonho ou a lucidez interferiu em seu sonho lúcido que se tornou um pesadelo.

David acaba matando o “amor de sua vida” por pensar que esta era Juliana. E mais uma vez sonho se confunde com a realidade. Porque a vontade de matar Juliana? Sentir-se-ia ameaçado pela sua idéia fixa ou ele não se imaginaria vivendo sem Sofia? Estaria ele bravo porque no fundo sabia que Juliana estava estragando seu sonho?

E quem é Sofia afinal? Cameron ou Penélope? Seriam ambas, Sofia e Juliana, uma pessoa só? E assim sendo, Brian teria apenas uma garota dos seus sonhos? Quem é Sofia? É loira ou morena? Americana ou espanhola? O que é real? O que é real?

Com esse pesadelo, David cria uma figura paterna. Tal como seu pai deveria ter sido. Firme, mas apoiando e mostrando o caminho a seguir. As cenas finais, com ele chamando por suporte técnico e a lição do técnico sobre conseqüências são lições típicas de crianças que começam a aprender a viver. Chama pela ajuda de alguém mais velho, alguém que pudesse guiá-lo.
E afinal, o que é real? Sentimentos são reais? Prazeres são reais? Amigos são reais? Dinheiro, que seu pai dizia ser em grande parte (99%) solução de casos, é real? Acidentes são reais? E a sua eterna indecisão, é real? Quem David ama é real? Ou ele foi apenas capaz de inventar alguém para fugir da sua solidão como mostra o início do filme?

Eu acho que o filme tem uma série de referências bacanas, mas ele viveria bem sem elas, porém o diretor não viveria. Acho Vanilla Sky um filme muito mais profundo e que me provoca muito mais mal-estar que qualquer outro filme do Cameron, mas acho que isso é pessoal, afinal Quase Famosos deixa pessoas que idoltram a vida de Cameron arrepiadas. Pra mim, Quase Famosos é só um filme e Elizabethtown é nível O Amor não Tira Férias, mas Vanilla Sky desafia você a pensar sobre as fronteiras de tudo.


Mas afinal Cameron é um nome unissex?



4 comentários:

  1. Ah, eu não encaro o Vanilla como um filme profundo. Ele tenta ser, mas pra mim ele só explora a narração do cinema muito bem e mostra um tema recorrente sob uma nova ótica.

    (Quéisso! Quase Famosos é sobre uma geração inteira, pontos positivos e negativos, além da música e o papel dela na formação de personalidades! Põe em xeque até mesmo a saudosismo das "pessoas que idolatram a vida de Cameron".)

    Ah, Paula, muda a fonte aqui dos comentários também ;)

    (deletei o outro comentário porque tinha escrito um treco errado.)

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que concordo com a Paula de que o filme Vanilla Sky é o melhor do Cameron...
    Acho que é uma coisa meio saudosista o quanto eu gosto desse filme...Eu assisti quando eu era bem menor e acho que um pouco diferente do que sou hoje...Mas foi um dos primeiros filmes que me chamaram atenção...
    Acho que preciso vê-lo mais uma vez...porque só o assisti uma vez...Eu fico meio receosa,porque esse é um dos filmes que me causou um certo mal estar por assisti-lo...Que coisa boba...quem sabe eu possa ter algo a mais de adicionar do que só um comentário sobre a minha vida... XD

    ResponderExcluir
  3. Muito boa e sensível sua análise! Está me ajudando bastante a fazer uma tarefa que me propus com este filme. Obrigada! E boas reflexões na sua vida! Bjos, Letícia

    ResponderExcluir

E eles não parecem querer parar:

"A arte não é só talento, mas sobretudo coragem."(G.Rocha)
"Um homem é um gênio quando está sonhando." (A.Kurosawa)
"Se um ator entra pela porta você não tem nada. Mas se ele entra pela janela você tem uma situação."(B.Wilder)