
O filme de Billy Wilder, o mesmo diretor de Crepúsculo dos Deuses, conta a trajetória de Charles "Chuck" Tatum (Kirk Douglas), um jornalista decadente que consegue um emprego no jornal da pequena Albuquerque. A caminho da cobertura de um evento pequeno (do ponto de vista de Chuck), ele e Herbie Cook (George Arthur) encontram um furo de reportagem: um homem (Leo Minosa, intepretado por Richard Benedict) soterrado sob a Montanha dos Sete Abutres na cidade vizinha.
Tatum, acreditando que seria uma matéria e tanto, manipula todo o entorno do caso para que este se prolongue o suficiente para se promover como jornalista, envolvendo a família de Leo, o engenheiro responsável pela obra, o médico, o xerife e a esposa da vítima, Lorraine (Jan Sterling).
Questionamento duro à imprensa e a seus leitores, A Montanha dos Sete Abutres foi um fracasso de público e crítica. Numa tentativa frustrada, o nome original do filme (Ace in the Hole) foi mudado temporariamente para "The Big Carnival". O título em português leva à uma reflexão: quantos são os verdadeiros "abutres" envolvidos no caso da Montanha?
Billy Wilder mais uma vez surpreende levantando com sutileza fortes debates que continuam muito atuais. Infelizmente, o filme só está disponível em DVD nos EUA. Por que? A imprensa brasileira não está preparada para ouvir (de novo) fortes críticas ao seu sistema? Quem são os abutres da nossa montanha?
Sete samurais, selos, anões... Não pode ser, tem que significar alguma coisa xD
ResponderExcluirEnfim, fiquei muito espantada quando soube que o filme não tinha lançado por aqui. Ainda mais sendo de Billy Wilder...
Bom, ele não só merece mas como deve ser visto. Mais atual impossível.
E olha o jabá: tem o dvd na Livraria cultura por simpaticíssimos 174 reais - nome sugestivo, não? :P
(preciso começar a ler esses comentários antes de postar. Faltou um "sido" e era pra ser "número", mal ae)
ResponderExcluirsete é o número da perfeição. há!
ResponderExcluir